5 Mulheres importantes para a história da tecnologia

As mulheres foram, por muitos anos, impossibilitadas de participarem ativamente dos processos de descoberta de novas tecnologias. Mas, isso não serviu de impedimento para muitas delas que lutaram contra o sistema imposto e se inseriram no mercado da época sendo responsáveis por grandes invenções.

Um grande caminho já foi percorrido para a inserção das mulheres no mundo tecnológico. Mas, ainda há um grande trabalho a se fazer quando se fala de direitos igualitários nesse meio.

Hoje, no dia internacional da mulher trouxemos 6 nomes femininos importantíssimos para a história da tecnologia mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser.

Condessa de Lovelace

Ada Lovelace foi a primeira programadora da história. Em 1842 ela ajudou o companheiro Charles Baggage a criar a primeira máquina de cálculo. Ela também foi responsável pelo algoritmo que poderia ser usado para calcular funções matemáticas.

Ada Lovelace é extremamente importante para o mundo tecnológico, tão importante que o dia 13 de outubro é comemorado o “Ada Lovelace Day”.

O dia foi criado com o intuito de homenagear a mãe da tecnologia e de impulsionar as mulheres no mundo da ciência, tecnologia e matemática.

A máquina criada por ela foi reconhecida como o primeiro computador e as suas anotações como o primeiro algoritmo criado para ser utilizado em um computador.

Radia Joy Perlman

Popularmente chamada de “mãe da internet”, Joy é projetista de software e engenheira de redes. Ela foi responsável pela invenção do Protocolo STP (Spanning-tree protocol).

Ela também foi a pioneira ao ensinar programação para crianças com o seu projeto de programação educacional chamado TORTIS.

Jocelyn Bell Burnell

Susan Jocelyn Bell Burnell é uma astrofísica britânica responsável por uma das maiores descobertas para a física da década de 60. O seu projeto chegou a ganhar um Nobel, mas o seu nome foi retirado e os créditos a descoberta não foram concebidos a mesma.

Mas, 50 anos depois ela conseguiu fazer com que os créditos devidos a sua descoberta fossem reconhecidos. A astrofísica ganhou Prêmio Especial de Inovação em Física Fundamental, do Breakthrough of the Year, levando US$ 3 milhões. Jocelyn doou o valor do prêmio para um fundo de caridade que apoia mulheres e minorias.

Seu feito foi descobrir o primeiro Pulsar, que é um tipo de estrela de nêutrons a relíquia mortal de uma estrela massiva (altamente magnetizada). Esse feito foi um marco quando se falar em descoberta de outras vidas fora da Terra.

Margaret Hamilton

Margaret Hamilton foi uma das responsáveis por levar o primeiro homem à Lua!

Margareth era matemática e começou a fazer parte da equipe de programação da NASA na década de 60. Seu principal foco na missão era encontrar e corrigir os erros do sistema, trabalho esse que fazia com muita dedicação.

Hoje ela é CEO da sua própria empresa a Hamilton Technologies. Um exemplo de dedicação e conhecimento.

Mary Kenneth Keller

Mary era Freira, e se formou pela Universidade de Washington, nos EUA. Seu grande feito foi ser a primeira mulher a se tornar Doutora em Ciência da computação.

Escritora de 4 livros, e fundadora do departamento de Ciências da Computação na Universidade de Clarke, Mary teve uma vida de estudos e dedicação, e hoje é uma referência no mundo da computação.

______________________________________________________________________________________________________________________________

Ser mulher nunca foi, e ainda não é fácil. Mas, isso não é impedimento para sentir orgulho de quem é, correr atrás dos seus sonhos, e ocupar espaços que também são seus. Feliz dia da mulher para todas as inventoras, escritoras, estudantes, feliz dia da mulher para quem se sente mulher e continua correndo atrás dos seus objetivos.

 



Deixe uma resposta