Quais as diferenças entre design gráfico e web design?

Chega um momento na vida em que temos que escolher qual caminho tomar. E, diante de tantas possibilidades, pode ficar bastante difícil tomar esta decisão principalmente com áreas “parecidas”. Você tem dúvidas sobre as diferenças entre design gráfico e web design?

As áreas que envolvem artes e criatividade cresceram nos últimos anos. E não é para menos: a internet exigiu muito disto.

As produções publicitárias precisaram se adaptar. Seja na mídia tradicional ou na digital. Os sites e mais diferentes tipos de aplicação de cores também.

Logo, duas áreas ganharam destaque: o design gráfico e o web design.

Neste artigo, explicamos a diferença entre as duas atuações. Incluindo as funções de seus profissionais.

O que é design gráfico?

É o ramo do design que age na criação de materiais a serem aplicados em mídias tradicionais. Como folders, cartões de visita, outdoors, back doors, entre outros.

De maneira geral, um designer gráfico trabalha com impressões. Ele foca na aplicação das cores e de uma marca em diferentes superfícies.

É responsabilidade do designer gráfico estudar as diferentes aplicações de algo. Como, por exemplo, uma marca.

Mesmo cores semelhantes possuem tonalidades diferentes em locais diferentes. Mesmo as CMYK.

O designer gráfico não se importa muito com o tamanho do arquivo. Ele presa, no fim das contas, pela criatividade e aplicabilidade do material.

O que é web design?

É o ramo do design que age de maneira digital. Em sites, sistemas, redes sociais, entre outros tipos de mídia digital.

Para o web designer, a experiência do usuário é essencial. Tudo o que for realizado deve ser pensado nela.

O profissional desta área também precisa de conhecimentos de programação. Seu design precisa estar alinhado com o layout do site, por exemplo.

Os erros são mais simples e serem corrigidos no web design. Se no design gráfico um arquivo impresso com erro é muito difícil (quase impossível) de ser corrigido depois (sem custos adicionais), aqui, basta uma simples alteração em um arquivo específico.

Diferenças entre design gráfico e web design

Além das diferenças de atuação, há a diferenciação em alguns caráteres técnicos. Explicaremos, a seguir, algumas delas.

Resolução

No design gráfico, a resolução das imagens precisa ser a melhor possível. Por isto, a resolução das imagens deve ser de 300dpi.

Já no web design, não há tanto problema ter imagens com 72dpi. Afinal de contas, o importante é manter a leveza e usabilidade.

Fontes

Uma das diferenças entre design gráfico e web design está nas fontes.

No impresso, não há preocupação com alterações na fonte. Afinal de contas, ao ser impresso, o material a mostrará exatamente como estava no arquivo. Qualquer erro de exibição está no arquivo.

Já no web design não. Por depender de um bom uso de programação, a responsividade é importante. As fontes podem ser exibidas de tamanhos e formatos diferentes. Tudo por conta do tamanho da tela do dispositivo.

Formato

No design gráfico, o formato são os mais variados. Cartões, folders, outdoors, adesivos, fachadas, etc. O designer gráfico, também, precisa entender de paginação e diagramação.

Já no web design, os formatos também são diversos, porém, inteiramente digitais. Cards, banners para sites, imagens para anúncios, etc. Estes, claro, devem ser pensados com base na experiência do usuário.


As diferenças entre design gráfico e web design são bem específicas. Porém, ambos trabalham com a arte e a criatividade. E ambas não possuem diferença.



Deixe uma resposta