EPI: Importância da conscientização do uso

O dia do trabalhador está chegando, e com ele a reflexão do motivo de existência dessa data, e da importância dos trabalhadores para a sociedade que vivemos.

A segurança do trabalhador é de responsabilidade da empresa. Por isso, existe uma Norma regulamentadora que determina como deve ser feita essa segurança e quais os equipamentos de proteção individual que devem ser utilizados no dado trabalho.

Para além da entrega desses epi’s, a empresa precisa se certificar que os trabalhadores receberam o treinamento correto para a utilização dos equipamentos. Sendo assim, é de extrema importância que as empresas procurem se normatizar e preservar a segurança e integridade do seu funcionário.

Por conta disso, trouxemos hoje a importância da conscientização do uso do EPI pelas empresas em geral.

O que é

De acordo com a Norma Regulamentadora NR 6, é considerado Equipamento de Proteção Individual todo acessório ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador que tem como finalidade protegê-lo de riscos ou ameaças à segurança e à saúde.

Tipos de EPI

O mercado de comercialização dos EPIs apresenta um crescimento exponencial. A tecnologia muda, novidades são criadas, e melhores soluções de proteção aparecem. Por isso, é importante sempre estar atendo às informações sobre as novidades dos Equipamentos de Proteção individual.

Um equipamento para ser considerado EPI é preciso ter o CA. O CA (Certificado de Aprovação) é expedido por um órgão competente em matéria de Segurança do Trabalho. Atualmente esse órgão de chama INMETRO. O CA é a garantia de que o EPI foi testado e aprovado, ou seja, é a garantia de que está apto para uso. O CA é representado por uma numeração definida pelo órgão aprovador. Todo e qualquer EPI só pode ser aprovado para a venda se o CA estiver sido emitido.

Existem equipamentos cada tipo de risco e partes do corpo do usuário. São milhares de produtos aprovados para venda. Mas, é importante entender como, quando e o porquê utilizar o EPI. Para isso, é importante ouvir a opinião de um Técnico em Segurança do Trabalho. Apenas um profissional capacitado, poderá definir os Equipamentos de Proteção Individual adequados para a sua a empresa.

Veja alguns exemplos de EPIs:

  •         Calçados de Segurança
  •         Capacete de Segurança
  •         Luva de Segurança
  •         Cinto de Segurança
  •         Protetor Auricular
  •         Respirador Purificador de Ar
  •         Óculos de Segurança
  •         Vestimentas Especiais
  •         Máscara de Solda
  •         Protetor Facial
  •         Respirador Facial

Importância

O EPI é importante para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador. O uso dos equipamentos de proteção é determinado por uma norma técnica chamada NR 6, que estabelece que os EPIs sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro da empresa.

É obrigação dos supervisores e da empresa garantir que os profissionais façam o uso adequado dos equipamentos de proteção individual. Os EPIs devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as determinações da organização.

Treinamento

De acordo com a NR 1 – Disposições Gerais é função do empregador é cumprir e fazer cumprir todas as normas regulamentadoras. Por isso, o treinamento é essencial para a conscientização e a promoção da saúde e segurança do trabalho.

O treinamento capacitado garantirá uma maior segurança dos seus profissionais, e consequentemente, a eliminação de riscos desnecessários.

 


Invista no seu trabalhador e preze pela sua qualidade de vida. Procure a Speed!

 



Deixe uma resposta