Malware, o que é e como se proteger

A internet não é apenas conhecimento e diversão. Dentro desses códigos binários existem programas maliciosos, os famosos Malware que buscam roubar informações e destruir a sua máquina.

Mas, o que eles são? Como eles agem? Como se proteger deles? Se essas perguntas rodeiam a sua mente, continua lendo que vamos te explicar tudo.

O que eles são?

O Malware (malicious software) é um termo utilizado para descrever qualquer software malicioso que foi projetado para causar um mal ao seu computador.

O objetivo dele é causar algum dano a sua máquina. Logo ele pode:

  •         Criar um usuário para enviar mensagens falsas “spam”;
  •         Roubar as suas informações pessoais;
  •         Ganhar acesso a sua rede de informações privadas;
  •         Causar um mau funcionamento no seu computador.

Como eles agem

Existem diversos tipos de Malware rondando por aí, cada tipo tem uma forma específica de agir dentro do seu computador.

Vírus

O Vírus é um programa executado contra a vontade do seu usuário, e independente dela que tem como propósito travar, corromper e danificar os arquivos do seu computador.

O vírus pode se multiplicar e criar cópias de si em meios magnéticos e na memória primária do computador. Ele também pode alterar o registro do Windows e fazer com que você reinicie a sua máquina para aumentar a sua efetivação.

Spyware

Esse é um tipo de Malware perigoso, ele coleta informações das pessoas sem que elas saibam, é o famoso programa espião.

A função desse software é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas no computador. O intuito muitas vezes é roubar senhas, por isso os hackers se utilizam de programas para copiar o que é digitado no teclado.

Esse Malware é muito utilizado para roubar informações confidenciais, senhas de cartões de crédito, etc.

Cavalo de Troia

Esse com certeza já te assombrou alguma vez na vida. Quem nunca ficou com medo de perder o computador por conta de um cavalo de troia?

O cavalo de Troia é um programa destrutivo que é baixado, muitas vezes simulando um aplicativo útil.

Esse Malware causa sérios danos no computador e ainda rouba informações. Ele pode ser encontrado dentro de e-mails maliciosos e baixado como um arquivo qualquer. Esse programa ganha a confiança do usuário que sem saber está passando todo o controle do seu computador para o hacker.

Worm

A propagação desse Malware acontece pela rede e pode causar um mau funcionamento na mesma. Ele ainda tem o poder de enviar e-mails automáticos para os seus contatos e continuar se espalhando pela rede a fora.

Esse programa além disso pode facilitar, e muito, a entrada de outros Malwares no seu computador.

Como se proteger deles

Manter o seu sistema sempre atualizado, e o seu antivírus funcionando é essencial para se proteger desses malfeitores.

É preciso estar sempre atento para indicações de mau funcionamento da sua máquina para que não aconteçam danos irreparáveis.

Ter cuidado com redes de wi-fi públicas, como vimos a rede também pode infectar o seu computador, ao se conectar numa dessas redes você pode infectar a sua máquina com algum Malware.

Verifique quando entrar numa página se ela tem um cadeado fechado na barra de endereço, isso indica conexão segura.

Evite instalar softwares desconhecidos, ou em sites suspeitos.

Bloquear os pop-ups, pois é bastante comum que existam links maliciosos nos Pop-Ups.

Tenha um cuidado extremo com sites de bancos! Se você suspeitar que existe algum Malware de espreita no seu computador evite entrar em sites de bancos que não tem uma segurança triplicada. Se eles conseguirem as suas credenciais e sua senha, o seu dinheiro estará roubado. Perceba se o link do seu site está HTTP, se ele for seguro (e não uma página clonada) passará a ser HTTPS esse “S” a mais quer dizer que a página é segura.

Jamais, nunca, em qualquer hipótese abra anexos de e-mails desconhecidos! Se possível, sempre verifique os arquivos com o antivírus antes de abri-los no seu computador.

Evite assistir a vídeos em sites desconhecidos, os sites podem estar infectados com links maliciosos.

Sempre proteja o seu dispositivo com um Firewall.

_________________________________________________________________________________________________________________________

É importante sempre está atento a essas informações. A internet é um ótimo lugar, mas isso não impede que você seja infectado com coisas ruins. Tenha sempre cautela ao entrar em sites e proteja a sua integridade virtual.



Deixe uma resposta