Por que se preocupar com a segurança da informação na sua empresa?

A velocidade no compartilhamento de informações em meio as tecnologias e web é tão grande que a segurança se torna relativa, e pode ficar bastante comprometida. As organizações principalmente enfrentam o desafio de conservar seu patrimônio de dados, os confidenciais em especial. É esse desafio que tem a ver com Segurança da Informação.

A Segurança da informação tem como pilares a Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade.

 

O que é Segurança da Informação?

A Segurança da Informação tem o objetivo de garantir que os responsáveis por armazenar, distribuir, processar e alimentar informações sejam protegidos contra invasões, ela é composta de práticas exercidas a cada minuto.

 

Por que é essencial nas organizações?

Os crimes cibernéticos são uma ameaça a empresa e organizações. Segundo pesquisa de 2015 realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), industrias de pequeno e médio porte são mais suscetíveis a ataque virtuais de invasores.

 

Quem investe em segurança da informação garante o que?

– Proteção para ativos da empresa

Contatos, propostas de valores, comprovantes e impostos, cotações de produtos e serviços são documentos que precisam de proteção, configuram informações sigilosas da empresa e uma invasão pode comprometer o trabalho desenvolvido.

– Compromisso com a ética

O fato de empresas possuírem clientes e parceiros implica na responsabilidade sobre dados de outras instituições. Por uma questão de compromisso e ética com terceiros contatos guardar os conteúdos e dados que estão em seu poder é indispensável.

– Destaque na concorrência

A confiabilidade é um ponto que você pode investir para ser destaque entre os concorrentes, é uma certeza que você oferece aos clientes de que eles estarão sempre seguros.

 

Coisas que podem prejudicar a segurança dos seus dados

firewall-tipos-de-firewallServidor sem backup

Para quem trabalha com servidor local estar ligado na frequência e eficácia do backup periódico de dados é imprescindível, pois nem sempre este é realizado com assiduidade. A perda de informações pode causar muitos conflitos e a falta de freqüência no Backup poderá facilitar a perda irreversível de documentos.

Senhas e acessos fáceis de burlar

Muitos ataques cibernéticos acontecem pela própria entrada com senha e acessos da empresa. Com a facilidade no desenvolvimento de softwares os hackers criam estratégias rápidas para descobrir senhas e conseguem testar as combinações até descobrirem a correta. Quanto mais difícil de associar sejam as senhas melhor será para evitar as invasões.

 

Dicas para fortalecer a segurança dos seus clientes

– Proteger-se contra malwares

Desenvolver políticas de segurança eficientes e estabelecer a aplicação de defesas em todas as áreas do negócio suscetíveis a invasão impedindo a infiltração de softwares maliciosos no seu sistema.

– Acompanhe o que acontece

Implemente ferramentas em que você possa acompanhar as atividades em tempo real, acessar o histórico e verificar atividades suspeitas. Além disso, faça o controle de acesso prioritário para usuários, garantindo que só as pessoas adequadas tenham acessa determinadas funções e dados.

– Garanta backups periódicos

Independente se as informações da empresa estão armazenadas em servidor local ou em Data Center o backup precisa ser feito mensalmente pelo menos. Apesar de o intervalo de 30 dias não ser o mais recomendável, pode ser um começo para as empresas que não possuem uma rotina de salvar seu histórico.

– Termos de confidencialidade

Principalmente quando um fluxo de funcionários, ou terceirizados precisam ter acesso a informações muito importantes, é interessante elaborar um termo de acordo com a confidencialidade das informações acessadas e evitar maus entendidos.



Deixe uma resposta