Como tornar suas senhas seguras?

Você tem certeza que possui senhas seguras? Na internet, nada é impossível de ser hackeado. Mas há maneiras de deixar o trabalho dos hackers mais difícil.

Manter a segurança online é uma prioridade. Em sites de compras, redes sociais, cadastros em sites de notícias, etc. Uma senha segura se faz necessária em qualquer uma destas situações.

Neste artigo, vamos dar 6 dicas de como manter suas senhas ainda mais protegidas. Vamos nessa?

  1. Senhas salvas na nuvem
  2. L37r45 3 núm3r05
  3. #caractere$ [email protected]!s
  4. Mais longa que o recomendado
  5. Associação
  6. Mude sempre de senha

Erros mais comuns em senhas

Fazer uma senha para algo se tornou tão corriqueiro que até parece simples. Mas não é.

E, por isso, muita gente não presta atenção na segurança digital. O que gera erros recorrentes – que não passam despercebidos de um hacker atento.

Mesma senha para tudo: apenas não faça isto. Se possui uma senha para o e-mail, deixa exclusiva para isto. Senhas são como chaves: se uma abre todas as portas da casa, a casa não é segura. Ao ter o controle de uma senha que abre todos os acessos, sua privacidade digital é comprometida.

Anotar em qualquer lugar: não salve as senhas no bloco de notas do smartphone. Em casos de perca ou assalto, lá se foi sua segurança. Logo mais verá outras possibilidades de lembrar de suas senhas, sem precisar correr tal risco.

Senhas fracas: as pessoas não se preocupam com a complexidade da senha. Apenas as criam e pronto. Sem nenhum pudor. Porém, é justamente a falta de senhas seguras que mais pode gerar dores de cabeça.

Dicas para senhas seguras

Separamos abaixo 6 dicas quentes de como manter suas senhas seguras. Preste atenção em todas e mude agora mesmo as suas senhas.

Senhas salvas na nuvem

Se você salva suas senhas em um papel, precisa tomar cuidado. A chance de perder um pedaço de papel, com e-mail e senha, é muito maior.

Existem nuvens especializadas no arquivamento de senhas seguras. O Keepass é uma delas. Claro, é preciso uma senha para fazer cadastro nele.

Salve em nuvens similares suas senhas. Ao menos as menos importantes, como de textos e planilhas, por exemplo.

L37r45 3 núm3r05

Mesclar letras e números é uma tática antiga de senhas seguras. Mas que ainda funciona bastante.

Isto ajuda a confundir possíveis invasores. Mesmo que sua chave seja uma palavra comum, por exemplo.

Troque letras por números semelhantes. Fizemos um pequeno dicionário:

  • A: 4
  • B: 8
  • E: 3
  • I: 1
  • O: 0
  • S: 5
  • T: 7

Porém, use sua criatividade. É ainda melhor para melhorar sua segurança.

#caractere$ [email protected]!s

Junto aos números, mescle caracteres especiais. A maioria dos sites, nos campos de cadastro, exibem uma barra de segurança. Senhas com caracteres especiais sempre são bem vistas.

Novamente, sua criatividade conta bastante. Há uma infinidade de mesclas a serem feitas. Hastag (#), arrobas (@), pontuações (!, ?). Quem dirá a ordem e quais utilizar é você.

Mais longa que o recomendado

Em geral, a recomendação para senhas seguras é de, ao menos, 8 caracteres. Em cadastros de Internet Banking, esse é o máximo. Mas vá além deste número sempre que possível.

Por que? Simples: senhas pequenas tendem a serem mais vulneráveis a ataques hackers. Em 2009, 32 milhões de contas da RockYou Games foram violadas por um único hacker. E 30% delas tinham senhas com até seis caracteres.

Associação

Pense em fazer associações para tornar suas senhas seguras. E você pode correlacionar tudo com qualquer coisa. Claro, que seja fácil de lembrar.

Por exemplo: você pode correlacionar uma senha com uma música. Ou um filme, prato preferido, uma frase. Qualquer coisa que possa gerar uma senha.

O filme Transformers pode gerar uma senha 0pt!mu5pr1m3, por exemplo. Ou a música Radioactive pode virar uma senha tipo [email protected]. Use sua criatividade e amplie as possibilidades.

Mude sempre de senha

Não existe isso de senha perfeita para tudo. E nem de senha eterna. A qualquer momento suas senhas seguras podem ir por água à baixo.

O ideal é que se troque de senha a cada dois meses. Isso evitará que seu e-mail ou acesso em um site seja violado.

E não precisa mudar completamente de senha. Você pode mudar a ordem da senha ou os caracteres especiais, por exemplo.

Uma senha c#[email protected] pode virar [email protected]. A alteração é pequena, mas faz toda a diferença.


Agora que já sabe como manter suas senhas seguras, que tal começar? Lembra de todos os lugares em que sua senha é a mesma? Então não perca tempo.



Deixe uma resposta