10 truques do Word que vão facilitar seu trabalho

Tem problemas em usar ferramentas do pacote Office? Mesmo simples, elas ainda podem gerar dúvidas – e dores de cabeça – em muitas pessoas. Separamos alguns truques do Word para facilitar seu trabalho!

O Microsoft Word é um dos programas que compõe o Pacote Office. É, também, o editor de texto clássico do Windows.

E, ainda que existam outros no mercado, como LibreOffice e Google Docs, é o mais utilizado do mercado. Isto por ser o mais completo do mercado.

Ele possui uma série de ferramentas e funcionalidades que, muitas vezes, sequer são utilizadas. Mas que fazem toda diferença quando se está atolado de trabalhos com ele.

Por isto, separamos 10 truques do Word. Coisas simples, e desconhecidas para muitos, que agilizam – e muito – o trabalho.

  1. Tradução instantânea
  2. Texto sem erros
  3. Hifenizando corretamente o texto
  4. Referências e citações
  5. Copie textos sem formatação
  6. Comentários no texto
  7. Padronização do texto
  8. Sinônimos
  9. Edição de PDFs
  10. Alterações destacadas

Tradução instantânea

Qual ferramenta você utiliza para traduzir textos? O Google Translator é a mais famosa, ainda que gere diversas controvérsias.

Porém, você sabia que o Word também possui uma plataforma de tradução integrada? É possível traduzir uma palavra, um trecho selecionado ou o documento inteiro.

Basta ir na aba “Revisão” e depois em “Traduzir”. A tradução pode ser feita em um serviço online (e ser exibida no navegador) ou direto no arquivo Word, com “Tradução de texto selecionado” direto no arquivo.

Texto sem erros

Tem muito trabalho para revisar os textos? Saiba que o Word pode diminuir bastante essa tarefa.

Um dos truques do Word mais simples – e necessários – é configurar a revisão automática. De maneira geral, já há algumas configurações pré-estabelecidas no software. Porém, o usuário pode customizar ainda mais essa tarefa.

Para isto, basta ir na aba “Arquivo” e depois em “Opções”. Ao abrir a janela, escolha “Revisão de texto” e “Opções de AutoCorreção”.

Nesta seção, é possível adicionar ou remover formas erradas de escrita que deseja que sejam corrigidas automaticamente. Além disto, pode-se estabelecer outros parâmetros de troca de palavras.

Hifenizando corretamente o texto

Problemas com hifenização? Acredite, não é único.

A maioria das pessoas não hifeniza os textos no Word. Em parte, por não gostarem da funcionalidade. Em parte, por não a usar corretamente.

Uma boa hifenização diminui a quantidade de palavras de um texto, sem que o tamanho dele seja alterado. Mas requer um certo cuidado.

Vá na aba “Layout” e clique em “Hifenização”. Você pode escolher a opção automática (o Word faz tudo) ou manual (você hifeniza palavra por palavra). Porém, é possível personalizar ainda mais.

Vá em “Opções de hifenização” e escolha a zona de hifenização que deseja. Quanto menor, menos hifens aparecerão.

Referências e citações

Dores de cabeça ao referenciar artigos acadêmicos? O Word sabe como resolver esse problema.

Um dos truques do Word mais interessantes é a biblioteca do software. Com ela, você pode adicionar referências e utiliza-las com maior facilidade.

Vá na aba “Referências” e depois em “Gerenciar fontes bibliográficas”. Ao abrir a janela, clique em “Nova”. É possível cadastrar vários tipos de referências bibliográficas. Desde livros até trechos de revistas.

Há também uma forma muito mais simples de inserir citações do que manualmente. Ainda em “Referências”, clique em “Inserir citações”. Depois, clique em “Adicionar nova fonte bibliográfica”. Busque pelas referências cadastradas e edite as citações conforme for adequado.

Copie textos sem formatação

Já passou pela situação de ter que reformatar um trecho colado no Word?

Há uma maneira de colar somente as palavras, deixando de lado a formatação original. Copie normalmente um texto. Antes de colar, clique com o botão direito no arquivo e observe as Opções de colagem. Depois, em “Manter somente texto”.

Isto evitará que a formatação original, da página ou do outro arquivo, atrapalhe no que está trabalhando.

Comentários no texto

Está trabalhando em um arquivo com mais de uma pessoa? Hoje, o Office 365 ajuda bastante nesta questão. Mas, caso não seja possível, os comentários são ideais.

Eles podem ser adicionados e removidos sempre que necessários. E não interferem diretamente no texto

Para adicionar comentários rapidamente, selecione um trecho do texto. Depois, clique na seleção com o botão direito e em “Novo comentário”.

Padronização do texto

O texto está sem diferenciações entre maiúsculas e minúsculas?

Quem utiliza o WordPad e importa o arquivo para o Word sabe como isto é complicado. Afinal, o editor de texto mais simples da Microsoft não dá 90% do suporte do Word.

Principalmente com a correção automática de palavras maiúsculas e minúsculas nos finais de frase.

Para resolver isto rapidamente, basta selecionar o trecho que deseja alterar. Depois, segure SHIFT e pressione F3. Deixe o texto da maneira mais adequada.

Sinônimos

O texto está pobre e repetitivo? Talvez seja a falta de bons sinônimos.

Melhor do que alternar entre Google e Word, é usar a ferramenta de sinônimos do próprio editor de textos.

Clique na aba “Revisão” e em “Dicionário de sinônimos”. Na coluna que aparecerá ao lado, digite a palavra desejada. O Word dará uma lista de palavras similares para você escolher.

Edição de PDFs

Sabe aquela história de que não se pode editar um PDF? Então, com o Word pode.

Aqui, vale ressaltar que, mesmo que possua essa funcionalidade, o Word não foi feito para isto. Tanto que, ao editar PDfs, ele não mantém o arquivo com o mesmo aspecto original. Justamente porque precisa de adaptações para sua realidade.

Porém, para usar mais um dos truques do Word, basta ir até o local do arquivo desejado. Clique com o botão direito do mouse nele e depois em “Abrir com”. Escolha o Word e espere o carregamento. Depois, é só fazer suas edições.

Alterações destacadas

Já teve problemas em saber o que foi alterado e o que não foi?

O Word possui uma ferramenta de controle de alterações. Principalmente no caso em que outras pessoas possam ter acessado o arquivo.

Vá até a aba “Revisão” e depois clique em “Controlar alterações”. Você pode tanto fazer alterações quanto bloqueá-las.

Depois de clicar, basta escrever, grifar ou apagar o que quer que seja. Ao lado do que foi alterado, na margem esquerda, aparecerá uma marcação vermelha. Clique nela para saber o que foi mudado.


E então, gostou desses truques do Word? O software pode apresentar várias funções interessantes. Facilite seu trabalho com um uso mais apurado do editor de texto.



Deixe uma resposta