Você sabe o que é Firewall?

Você provavelmente deve já ter ouvido algo sobre Firewall, ou ao menos a palavra, quando o assunto é computadores, sistemas ou temas relacionados. Mas você sabe qual a verdadeira importância dele do firewall para os computadores?

Vamos te explicar como e porque ele funciona, e o que ele pode fazer pelo seu computador.

 

O que é Firewall?

firewall-o-que-e

O Firewall é um software de segurança que deve ser ativado em computadores.

Com o crescimento, popularidade e mudanças na internet, as portas ficam abertas também para vírus e invasores prejudiciais ao computadores o Firewall faz o papel de porteiro nesses caso, ele barra entradas suspeitas

 

Qual a função do Firewall?

O Firewall monitora o tráfego na Rede de entrada e saída e dá permissão ou bloqueia tráfegos específicos de acordo com a conjuntura de regras de segurança.

Eles operam colocando uma barreira entre as redes internas que podem ser externas confiáveis ou não. Bloqueando softwares suspeitos, o Firewall previne o vazamento de informações do computador para a internet.

 

Tipos de Firewall

Um firewall pode ser hardware ou software. O que tem formato hardware é indicado para uso em empresas, já que vários computadores são configurados em um único roteador, tanto podendo executar o gerenciamento quanto executando o firewall.

 

Aplicação ou Proxy de serviços:

firewall-tipos-de-firewall

O Firewall de Proxy intermedia a rede interna de um computador a outra rede (normalmente a internet). O Proxy é geralmente instalado em servidores de grande porte e uma ótima opção de segurança pois não permite a conexão direta entre origem e destino. Todo o fluxo passa pela revisão dele e pode ser barrado ou liberado de acordo as regras determinadas para acesso de determinados endereços externos.

A implementação do Proxy Service não é tão fácil, já que esse possui um longo trabalho de configuração para bloquear ou autorizar em meio a grande demanda de serviços e protocolos da internet.

 

Filtragem de pacotes (Packet Filtering):

firewall-filtragem-de-dados

A Filtragem oferece um nível significativo de segurança, ainda assim é uma metodologia mais simples.

Ele funciona com uma lista de regras que são criadas pelo desenvolvedor. O Firewall faz a análise e se as informações do usuário forem compatíveis, ele será autorizado.

As filtragens de pacote podem ser de 2 tipos:

– Estático: nesse caso os dados são analisados exclusivamente com base nas regras predefinidas, independente da ligação que cada pacote tem com o outro. Como o próprio nome sugere, as regras são estáticas.

– Dinâmico: diferente do estático, o dinâmico permite a criação de regras adaptáveis. Com ele é possível que os pacotes trafeguem quando necessário e dentro do período determinado.

 

State Inspection – Inspeção de estados:

firewall-inspecao-estados

O firewalls de inspeção de estado atuam comparando o que é esperado que aconteça com o que de fato acontece. Eles analisam o tráfego de dados buscando padrões que sejam aceitáveis para suas regras. Essas informações são mantidas e usadas como parâmetro para o tráfego subsequente.



Deixe uma resposta